A Secretaria de Saúde de Monteiro implantou na última sexta-feira, dia 04, um novo Programa para a saúde das crianças do município, visando proporcionar um cuidado especializado e inclusivo.
O Programa de Atendimento Odontológico de crianças e adolescentes neuroatípicos, tem como objetivo, oferecer um ambiente acolhedor e adaptado, onde os jovens possam receber tratamento dental de forma confortável e segura.
O programa está sendo realizado na Unidade Básica de saúde – UBS 12, que fica localizado na rua do Bujão.
De acordo com a equipe de saúde, a demanda é para todas as crianças neuroatípicas, que já fazem parte da rede do CER e o agendamento é feito diretamente com a equipe de saúde bucal da UBS.
Os pais podem procurar esse atendimento para as crianças e adolescentes do município que têm o diagnóstico e já estão em acompanhamento pela rede.
A Odontóloga Dra. Priscila Carvalho destacou que, o atendimento odontológico para crianças e adolescentes neuroatípicos, requer uma abordagem diferenciada e sensível. Esses jovens podem apresentar desafios únicos durante as consultas, como ansiedade, dificuldades de comunicação e hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
Por esses cuidados, temos uma equipe preparada para a realização deste atendimento.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Fabiana Ferreira, a criação deste Programa é um passo significativo para garantir que todas as crianças e adolescentes de Monteiro tenham acesso a cuidados odontológicos adequados, respeitando suas individualidades e promovendo a saúde bucal de forma inclusiva.
A Secretária de Saúde reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar de todos os cidadãos, buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Ela concluiu dizendo que, a inclusão e a sensibilidade são fundamentais para que todos se sintam bem-vindos e cuidados em suas visitas ao dentista.