RIO SÃO FRANCISCO Segunda estação de bombeamento do Eixo Norte é acionada e água fica mais perto do Sertão da PB

O acionamento da segunda estação elevatória possibilitará que as águas do Rio São Francisco avancem pelos canais do trecho até perenizar o açude Nilo Coelho, na cidade de Terra Nova -PE.

Até o mês de julho as águas do Rio São Francisco devem chegar até o Ceará e ao Sertão da Paraíba.
A segunda estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizada em Cabrobó, no estado de Pernambuco, foi acionada nesta sexta-feira (02).

O acionamento da segunda estação elevatória possibilitará que as águas do Rio São Francisco avancem pelos canais do trecho até perenizar o açude Nilo Coelho, na cidade de Terra Nova-PE, no momento com o nível baixo.

A previsão de inauguração da terceira estação de bombeamento é para o mês de março. Até o mês de julho as águas do Rio São Francisco devem chegar até o Ceará e ao Sertão da Paraíba.

De acordo com o Governo Federal, o acionamento da estação irá reforçar o abastecimento e garantir segurança hídrica a 9,2 mil habitantes do município, sendo 4,2 mil na área rural e 5 mil na urbana.

Com o funcionamento da segunda estação (EBI-2), a água do Rio São Francisco será elevada a 58,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 19 andares. De lá, seguirá pelos canais até chegar ao reservatório Serra do Livramento, na cidade de Cabrobó (PE) – o percurso durará cerca de 20 dias.

Até o final deste ano, mais de 7 milhões de pessoas dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte irão receber as águas do São Francisco, que vão ajudar a mitigar o sétimo ano seguido de seca.

O Eixo Norte – As três estações de bombeamento (EBI-1,2,3) fazem parte da primeira meta (1N) do Eixo Norte, que apresenta 94,92% de avanço físico. A primeira elevatória (EBI-1) foi acionada pelo ministro Helder Barbalho em setembro do último ano.

Hoje, a Meta 1N, que dá funcionalidade a todo o Eixo Norte, está com 1.790 profissionais contratados nas 27 frentes de serviço do trecho ao longo dos 140 quilômetros de extensão. O número do efetivo ainda aumentará 20% neste mês de fevereiro, chegando a 2.148 carteiras de trabalho assinadas. O objetivo é dar celeridade às obras.

O trecho 1N captará a água do Rio São Francisco, em Cabrobó-PE, e a conduzirá até o Ceará, em Penaforte. De lá, as águas seguirão por meio das estruturas das outras duas etapas (2N e 3N) que compõem o eixo até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. As metas 2N e 3N registram mais de 98% de finalização. Ao todo, o Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão. Além das três estações, o eixo completo possui 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.

 

 

Powered by Facebook Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *